Para o projeto de curso de formação de docentes na educação online, além das atividades avaliativas: Fórum, Wiki, Mural, Mapa mental, portfólio para registro do percurso em blog, será implantado o instrumento de registro reflexivo para autoavaliação e o instrumento de retorno pelo docente para feedback.
Autoavaliação - registro reflexivo 
Será elaborado um instrumento, para cada unidade do curso, no qual os aprendizes farão um relato considerando os objetivos da unidade indicando:
a)      O que aprendi, que considero que irá contribuir para a minha atuação como docente online;
b)      O que mais eu gostaria de aprender;
Instrumento de retorno de análise do registro reflexivo pelo docente

a)       Perspectiva sobre o que era esperado no curso, considerando a análise do registro reflexivo e os objetivos da formação;
b)      Orientação ao aprendiz considerando objetivos, contexto, atividades, no sentido de fornecer indicativos para continuar investindo na sua formação como docente.


Comentários

  1. Adorei! MT bacana a proposta avaliativa. Parabéns e sucesso no projeto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Danielle. Ainda a um longo caminho a percorrer na prática da avaliação nas ações educacionais para avançarmois da "avaliação da aprendizagem" para a avaliação "para a aprendizagem"

      Excluir
  2. Oi, Magali! Muito bom o seu trabalho!

    Todos esses recursos que você usa em seu planejamento são válidos para acompanhar a aprendizagem dos alunos, seja no ensino híbrido ou em EaD. Geralmente em EaD usa-se muito as Rubricas, pois faço sempre cursos cuja avaliação são por meio delas e é uma das melhores formas de possibilitar que o próprio aluno acompanhe os critérios e as expectativas de aprendizagem que têm que atingir.

    Na realidade, por tudo o que fazemos somos avaliados, não é mesmo? Seja durante uma interação, uma colaboração, uma leitura, uma análise interpretativa de um texto, etc. Cada atividade deve ser acompanhada pelo professor verificando o interesse, o empenho, a dedicação e a participação ativa e criativa do seu aluno. O resultado, com certeza, é uma consequência de tudo isso.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nilza,
      Também utilizo rubricas para todas as atividades com critérios e pontuações disponibilizadas antecipadamente para os alunos para direcionar a elaboração das atividades e avaliação e feedback pelo professor. Considero importante também discuti-las com os alunos. E o feedback do docente é essencial para o aluno avançar na sua construção de conhecimento.

      Excluir

  3. You completed a number of nice points there. I did a search on the issue and found ExcelR Business Analytics Course Pune nearly all people will have the same opinion with your blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog